Sistema CFMV/CRMVs publica nota em defesa da qualidade do ensino

Maior preocupação é em relação à oferta de cursos de graduação na modalidade EaD
Texto: Comunicação CFMV/CRMV-RJ (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Adobe Stock

Entre os dias 05 e 06 de junho, aconteceu a 2ª Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs, durante o 39º Congresso Brasileiro da Anclivepa e XV Congresso Internacional FIAVAC – ExpoAnclivepa: feira de produtos e serviços, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ).

Além dos assuntos pertinentes à rotina administrativa dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, outro ponto discutido pelos presidentes dos 27 estados brasileiros presentes foi a defesa da qualidade do ensino da Medicina Veterinária e da Zootecnia, sobretudo, a preocupação do Sistema CFMV/CRMVs em relação à oferta de cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

A reunião originou uma Nota em Defesa da Qualidade do Ensino da Medicina Veterinária e da Zootecnia, que, dentre alguns pontos, ressalta que ambas são profissões de formação eminentemente técnica e prática, exclusivamente sob a modalidade presencial. Como órgão de orientação, fiscalização e regulamentação profissional, o Sistema CFMV/CRMVs apoia e dá suporte à formação de excelência dos profissionais.

E como instância de defesa dos interesses da sociedade nos assuntos relativos à Medicina Veterinária e Zootecnia, manifesta total desacordo com a homologação de cursos nesta modalidade, sob pena dos profissionais egressos não estarem devidamente preparados para a prática dessas profissões que lidam, de diversas formas, com a saúde pública.

O presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, os representantes dos CRMVs, o diretor da Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ) e o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública assinaram o documento, que será encaminhado ao ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.

 

Leia a nota na íntegra:

 

Nota em Defesa da Qualidade do Ensino da Medicina Veterinária e da Zootecnia

Os Presidentes do Conselho Federal e Regionais de Medicina Veterinária, da Academia de Medicina Veterinária do RJ e da Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública, que abaixo subscrevem vêm, através da presente nota, defender a qualidade do ensino da Medicina Veterinária e da Zootecnia e apresentar sua extrema preocupação quanto ao ensino na modalidade EAD (ensino à distância).

A Medicina Veterinária e a Zootecnia são profissões de formação eminentemente técnica e prática. É obrigatório às instituições de ensino superior, vinculadas ao exercício destas profissões nos cursos de graduação, ministrarem seus conteúdos teórico-práticos, com ênfase nas áreas de saúde animal, clínica médica e cirúrgica, Medicina Veterinária Preventiva, saúde pública, zootecnia, produção animal, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal e nutrição animal, exclusivamente sob a modalidade presencial.

Paralelamente aos conteúdos teóricos e práticos, temos a questão dos estágios curriculares. Turmas em EAD inviabilizam estágios com supervisão acadêmica e de campo articuladas. A supervisão e a orientação para os estudantes passam a ser no máximo transmissão de informações, mas jamais formação profissional.

As competências e habilidades na área da Medicina Veterinária e Zootecnia são diretamente relacionadas com o cuidar do animal e seus produtos, que consiste na intervenção eficaz, mediante ações interrelacionadas, competências atitudinais, procedimentais e conceituais.

O Sistema CFMV/CRMVs, como órgão de orientação, fiscalização e regulamentação profissional, apoia e dá suporte à formação de excelência dos profissionais e, como instância de defesa dos interesses da sociedade nos assuntos relativos à Medicina Veterinária e Zootecnia, manifesta total desacordo com a homologação de cursos nesta modalidade, sob pena dos profissionais egressos não estarem devidamente preparados para a prática dessas profissões que lidam, de diversas formas, com a saúde pública.

Assim, em defesa da qualidade do ensino da Medicina Veterinária e da Zootecnia, requeremos veementemente ao Sr. Ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, a não autorização de cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia na modalidade EAD. Rio de Janeiro, 6 de junho de 2018.

Relacionadas

Woman in the office
A imagem mostra um cão e um gato encostados um no outro, em gesto de carinho.
Me_formei_e_agora_MATERIA
16.10_CRMV-SP incentiva que profissionais participem de enquete_MATÉRIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
NOTEBOOK_SIG
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece uma mesa de trabalho com papéis, celular e um computador que está sendo manuseado por uma mulher de roupa branca, que aparece apenas parcialmente.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo