As especialidades na Medicina Veterinária e na Zootecnia

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP

O avanço do conhecimento nas diferentes áreas de atuação profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas tem determinado o surgimento contínuo de especialidades. Buscar por uma especialização tem sido um caminho natural para o profissional que quer se destacar na carreira e desenvolver habilidades específicas.

Mas, no que diferem os graus, títulos e especialidades em Medicina Veterinária e Zootecnia?

A titulação de especialista em Medicina Veterinária e Zootecnia é diferente da maioria das demais profissões, e é conferida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por intermédio de entidades que cumprem os requisitos em resolução que trata sobre especialidades veterinárias (Resolução CFMV nº 935/2009).

Não basta ter feito um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado para se autodeclarar especialista. O profissional que pretende obter o título deve se submeter as provas elaboradas pelas respectivas entidades e apresentar sua requisição de título, que, caso concedido, terá validade de cinco anos.

As 17 especialidades reconhecidas pelo CFMV são: Acupuntura Veterinária, Anestesiologia Veterinária, Cardiologia Veterinária, Cirurgia e Anestesiologia, Cirurgia Veterinária, Clínica Médica de Pequenos Animais, Dermatologia Veterinária, Diagnóstico por Imagem na Medicina Veterinária, Endocrinologia, Homeopatia Veterinária, Inspeção Higiência, Sanitária e Tecnológica de Produtos Animais e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e de Saúde Pública, Medicina Veterinária Intensiva, Medicina Veterinária do Coletivo, Medicina Veterinária de Animais Selvagens, Nefrologia e Urologia, Oftalmologia Veterinária, Oncologia Veterinária, Patologia Veterinária, Radiologia Veterinária, Nutrição e Nutrologia de cães e gatos (para médicos-veterinários) e Nutrição de cães e gatos (para médicos-veterinários e zootecnistas).

Desde a habilitação da primeira associação, registrada nos anos 2000, até outubro de 2023, no Brasil houve 200 títulos de especialistas concedidos pelo CFMV e, atualmente, há 140 títulos válidos e reconhecidos (outubro de 2023).

Os médicos-veterinários e zootecnistas que não possuem o título de especialista devidamente registrado no Sistema CFMV/CRMVs estão impedidos de se anunciarem como tal e podem sofrer sanções, além de estarem mais vulneráveis a processos de má prática movidos por proprietários de animais.

A imagem mostra gráfico das especialidades na Medicina Veterinária e na Zootecnia. As especialidades de Radiologia Veterinária, Cardiologia Veterinária e Cirurgia, Anestesiologia e Clínica Médica de Pequenos Animais contam com um profissional ativo. As especialidades de Medicina Veterinária Intensiva e Oncologia Veterinária contam com 3 profissionais. As especialidades de Patologia Veterinária, Anestesiologia Veterinária e Dermatologia Veterinária contam com dez profissionais. Já Homeopatia Veterinária tem 14 profissionais ativos. A especialidade de Cirurgia Veterinária possui 16 profissionais. Acupuntura Veterinária está com 18 profissionais ativos e Diagnóstico por Imagem na Medicina Veterinária conta com 20 especialistas. Oftalmologia Veterinária é a especialidade que mais possui profissionais, contando com 32 especialistas.

Como se preparar para ser um especialista?

O profissional que deseja obter o título de especialista deve escolher uma área e investir em conhecimento. A titulação permite maior empregabilidade, diferenciação no mercado e ascensão na carreira. No caso de clínicas de animais e centros de especialidades, o título é importante porque diferencia os valores das consultas. Veja as dicas dos profissionais e se prepare!

Você sabia que a consulta de um especialista pode aumentar entre 25% a 60%?

Leia a entrevista com Carlos Eduardo Larsson, especialista em Dermatologia Veterinária e um dos maiores pesquisadores e estudiosos da área.

Como solicitar seu título de especialista?

Somente após a aprovação da especialidade e emissão do certificado pela entidade habilitada junto ao CFMV, o profissional poderá requerer o registro do título de especialista junto ao Conselho Regional em que possui inscrição principal, em prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da data de sua concessão pelas sociedades, associações e colégios.

Para o registro do título de especialista, o profissional deverá efetuar o pagamento da taxa de registro do título. O comprovante de pagamento deverá acompanhar os documentos necessários para o registro.

✓ Requerimento solicitando o título de especialista;

✓ Certificado de curso de especialização na área específica, conferido por instituição de ensino superior reconhecida pelo CNE/MEC ou entidades de especialistas, cujo curso atenda aos requisitos da Resolução CFMV nº 935/2009; ou Certificado de conclusão de Programa de Residência na área específica; ou Título de mestre na área específica, conferido ou revalidado por instituição de ensino superior em curso/programa de pós-graduação reconhecido pela Capes/MEC; ou Título de doutor na área específica, conferido ou revalidado por instituição de ensino superior em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes/MEC; Memorial documentado, no qual se possa comprovar que o solicitante desenvolve atividades na área da especialidade requerida há pelo menos 05 (cinco) anos, incluindo os cursos de pós-graduação, Lato e Stricto Sensu;

Ao solicitante que não tiver qualquer dos títulos previstos acima, é obrigatória a apresentação de memorial documentado que demonstre de forma inequívoca sua experiência, há pelo menos 08 (oito) anos, na área da especialidade pleiteada e logre aprovação na prova de conhecimentos específicos;

✓ Cópias de toda a documentação que fez parte do processo que deu origem ao título junto à sociedade, associação ou colégio de âmbito nacional, incluindo atas de julgamento e/ou resultados de exames prestados e certificado conferido.

Relacionadas

Me_formei_e_agora_MATERIA
Me_formei_e_agora_MATERIA
Imagem mostra pessoa anotando em prancheta.
A imagem mostra uma pessoa segurando uma prancheta com papel, em cima de uma mesa. Abaixo há papeis, à frente há um celular e ao lado há um notebook.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
NOTEBOOK_SIG
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece uma mesa de trabalho com papéis, celular e um computador que está sendo manuseado por uma mulher de roupa branca, que aparece apenas parcialmente.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo