Proposta de proibir fogos de artifício em todo o Brasil chega ao Senado

Em defesa dos animais, o texto prevê multa e detenção para quem descumprir a regra
Texto: Cães&Gatos VET FOOD (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

O site do Senado abriu, recentemente, consulta pública sobre a necessidade de uma legislação que estabeleça a restrição da queima de fogos a nível nacional em defesa dos animais de companhia. Além da sugestão popular, um projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados.

Pela proposta em tramitação no Senado, fica proibido em todo o território nacional o uso de fogos de artifício que causem poluição sonora. O texto prevê punição com multa e detenção para quem descumprir a regra.

Na justificativa, o deputado Ricardo Izar (PP/SP) alega que a queima de fogos causa traumas irreversíveis aos animais, especialmente aqueles dotados de sensibilidade auditiva. O parlamentar cita dezenas de mortes de cães por enforcamentos ou fugas desesperadas. “Gatos sofrem severas alterações cardíacas com explosões e pássaros têm a saúde muito afetada.”

O deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), que vetou o projeto, destacou o equilíbrio entre o interesse da população por entretenimento e as consequências desses atos. “São muitas as alternativas de proteção aos animais para serem menos atingidos pelos decibéis emitidos pela queima dos fogos e que dispensam medida radical de proibição de seu uso em eventos.”

Fogos silenciosos

Por outro lado, a prefeitura de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, realizou uma queima de fogos silenciosa no Réveillon, que durou cerca de 10 minutos. O uso de fogos de artifício silenciosos atende a uma lei da cidade, sancionada em 2017, que prevê multa de quase mil reais para pessoas e de mais de dois mil reais para empresas que soltam rojões barulhentos.

A lei foi criada para proteger ouvidos sensíveis de cães, gatos e outros animais de estimação e ainda beneficia crianças e idosos, que também costumam sofrer com o barulho dos fogos de artifício tradicionais.

Relacionadas

Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
Cão e gatos juntos embaixo de uma coberta em uma sala.
Imagem mostra médica-veterinária com cachorro em cima de mesa impermeável. Ambos estão sorrindo.
Imagem mostra uma mão revestida com luva branca segurando a pata de um animal. Só aparece a pata e o tronco do animal, que provavelmente é um gato. O destaque é o pelo, que é bem bonito.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
NOTEBOOK_SIG
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece uma mesa de trabalho com papéis, celular e um computador que está sendo manuseado por uma mulher de roupa branca, que aparece apenas parcialmente.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo