Portaria do Mapa define testes para diagnóstico do mormo no País

Norma define ainda as informações que devem constar no formulário de requisição para os testes de diagnóstico laboratorial, que devem ser empregados, individualmente, por animal
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Adobe Stock

A Portaria nº 22 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada dia 20/03, define os testes laboratoriais para o diagnóstico do mormo no Brasil: Fixação de Complemento (FC) ou o ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimática). Sendo que o teste complementar é o Western Blotting-imunoblotting (WB).

A Portaria define ainda as informações que devem constar no formulário de requisição para os testes de diagnóstico laboratorial, que devem ser empregados individualmente, por animal. Mediante autorização do Mapa, outros métodos podem ser empregados como teste complementar em situações específicas.

Ainda de acordo com o Mapa, o desenvolvimento de novas provas laboratoriais de diagnóstico que possam trazer benefícios às ações de prevenção ou erradicação do mormo no Brasil também podem ser adicionadas aos testes, de acordo com os preceitos recomendados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Relacionadas

A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
Woman in the office
A imagem mostra um cão e um gato encostados um no outro, em gesto de carinho.
Me_formei_e_agora_MATERIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
NOTEBOOK_SIG
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece uma mesa de trabalho com papéis, celular e um computador que está sendo manuseado por uma mulher de roupa branca, que aparece apenas parcialmente.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo