Passaporte para cães e gatos é tema de novo guia

Material foi criado a partir de parceria entre SVA/GRU, CRMV-SP e Anffa Sindical
Foto: Freepik / Comunicação CRMV-SP

Visando, mais uma vez, informar com qualidade e detalhamento sobre assuntos relacionados ao transporte internacional de pets, o Serviço de Vigilância Agropecuária local (SVA/GRU), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) lançam o “Guia para Utilização de Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos”.

“Identificamos a necessidade de abordar o assunto separadamente, devido ao grande volume de dúvidas que surgiam no SVA/GRU, mesmo em meio ao crescimento da emissão de passaportes”, conta o médico-veterinário Luiz Carlos Teixeira de Souza Junior, auditor fiscal federal agropecuário.

Em 2014, foram emitidos 46 passaportes para cães e gatos no SVA/GRU e, em 2018, esse número foi para 205, o que representa um incremento de 345,6% em quatro anos. Segundo Souza, com o passaporte, os tutores organizam melhor as informações de saúde e atestados de seus pets, o que facilita o entendimento dos trâmites e evita perda de prazos, por exemplo.

No caso de quem vai para os Estados Unidos e retorna em até 60 dias, o passaporte do cão ou gato elimina a necessidade de uma nova consulta a um médico-veterinário no País para conseguir retornar ao Brasil com o animal, o que reduz gastos e burocracias.

Trata-se de uma vantagem ainda maior para pessoas que viajam com mais frequencia durante o ano e optam por levar seus animais

(Luiz Carlos Teixeira de Souza Junior)

Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
A imagem mostra uma cena de salvamento animal, com duas pessoas segurando gaiola de transporte animal.
A imagem mostra uma mão que está segurando um celular, registrando um QR Code.