Norma altera procedimento de inspeção de suínos

A medida deve abrir espaço para que novas linhas de inspeção de frango e bovinos também sejam modernizadas
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações do Mapa)
Foto: Pixabay

A Instrução Normativa (IN) nº 79, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), redefine os processos de inspeção ante e post mortem de suínos, baseados na modernização da análise de risco e na atuação do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

As mudanças foram elaboradas seguindo projeto realizado entre a Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), feito em parceria com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério. A medida deve abrir espaço para que novas linhas de inspeção de frango e bovinos também sejam modernizadas.

No projeto da Embrapa, a inspeção da cabeça dos animais é feita em uma sala especial, separada do restante da carcaça. A medida é destinada a facilitar e dinamizar o processo de verificação dos auditores e auxiliares da linha de inspeção. Isso, naturalmente, deve reduzir a frequência de condenações em função de não conformidades.

Com a separação das linhas de inspeção de cabeças, a expectativa é reduzir as condenações em até 90%. Nos próximos dias, será publicada também norma de padrões microbiológicos para respaldar a análise de risco. As mudanças serão feitas gradualmente.

Microrganismos

No passado, as lesões de cisticercose e a tuberculose, por exemplo, eram detectadas mais frequentemente pela inspeção. Atualmente, essas lesões deixaram de ocorrer em função de melhorias no sistema de criação e dos controles sanitários.

IN nº 79

Relacionadas

A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
São Paulo recebe curso de capacitação na área de experimentação animal_Pixaby
Cão e gatos juntos embaixo de uma coberta em uma sala.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
NOTEBOOK_SIG
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece uma mesa de trabalho com papéis, celular e um computador que está sendo manuseado por uma mulher de roupa branca, que aparece apenas parcialmente.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo