Ministério amplia medidas para barrar ingresso da peste suína africana

Ações de vigilância e o envolvimento por parte das empresas, técnicos, produtores, passageiros e órgãos públicos são fundamentais para manter a Suinocultura do Brasil livre da doença
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações da Comunicação Mapa)
Foto: Adobe Stock

O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ampliou as medidas de vigilância sanitária que visam evitar o ingresso do vírus da Peste Suína Africana (PSA) no Brasil.

As ações de vigilância e o envolvimento por parte da sociedade brasileira (empresas, técnicos, produtores, passageiros e órgãos públicos) são consideradas fundamentais para manter a Suinocultura do Brasil livre da doença que tem se alastrado em várias partes do mundo, como Leste da Europa, Ásia, África e Rússia.

No Japão, em agosto, foi registrado foco, inclusive, da forma clássica da doença. No Brasil, a PSA foi erradicada, em 5 de dezembro de 1984, e o País foi declarado área livre da doença.

Todos os setores do Ministério ligados à defesa agropecuária, junto aos órgãos estaduais de sanidade agropecuária e instituições públicas e privadas que atuam na produção, industrialização e comércio de suínos, além de suinocultores, devem tomar as seguintes medidas:

– fiscalizar o descarte adequado de resíduos alimentares provenientes de aeronaves comerciais e navios procedentes de países infectados pela doença;

– reforçar a inspeção de bagagens de passageiros com intuito de detectar alimentos e outros materiais com risco de transmitir o vírus;

– aumentar a atenção ao cumprimento dos requisitos sanitários para importação de suínos vivos, material genético, produtos, subprodutos e insumos de países de risco;

– intensificar a vigilância em criações de maior risco e em “lixões”;

– dar maior agilidade no envio e processamento de materiais biológicos (amostras) para diagnóstico de casos suspeitos;

– sensibilizar os produtores e fiscalizar os padrões de biosseguridade das granjas comerciais de suínos.

População e prevenção

A população também deve colaborar na prevenção da PSA, evitando contato com suídeos (javalis) silvestres ou domésticos doentes ou encontrados mortos, antes de qualquer contato com suínos sadios. Deve notificar ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) qualquer caso de doença hemorrágica ou de mortalidade anormal de suídeos silvestres ou domésticos.

Os criadores de suínos, sejam comerciais ou não, devem reforçar as práticas e cuidados de biossegurança, e notificar o Serviço Veterinário Oficial sobre eventual ocorrência de mortalidade anormal em suínos com sinais clínicos compatíveis com PSA.

Higienização é imprescindível

As pessoas que viajam para países onde existem registros da PSA, devem evitar visitar locais de criação de suínos. Se tiverem tido algum contato com esses animais, devem realizar a higienização imediata de calçados e vestimentas usadas, e, pelo período de sete a 15 dias evitar o contato com suínos domésticos.

A peste suína africana é uma doença viral, não oferece risco à saúde humana, não sendo transmitida ao homem, mas pode dizimar plantéis de suínos, sendo altamente infecciosa, o que exige o sacrifício dos animais, conforme determina a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Serviço – O Mapa disponibiliza equipe especializada para demais esclarecimentos pelo telefone DDG 0800 704 1995.

Foto: Pexels
Imagem mostra uma família com mãe, pai e duas crianças. Em volta dela há um círculo com alguns animais e as palavras 6 de julho, dia mundial de combate às zoonoses.
Galinhas marrons na fazenda
Membros do GT Cannabis reunidos na tela em evento online