Infecção em equídeo pelo vírus da Febre do Nilo é confirmada no Espírito Santo

Exame foi realizado pelo Instituto Evandro Chagas, laboratório oficial do Ministério da Saúde
Texto: Secretaria da Saúde do Espí­rito Santo (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Fotos: Adobe Stock

A Secretaria da Saúde do Espí­rito Santo (Sesa) confirmou a ocorrência de infecção, no Estado, em equídeo pelo ví­rus da Febre do Nilo, uma doença neurológica. O caso foi registrado em uma propriedade em São Mateus.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espí­rito Santo (Idaf) teve conhecimento do caso a partir da notificação de óbito de cavalos na região, o que chamou atenção dos técnicos responsáveis na Sesa e desencadeou a investigação dos casos. O exame confirmatório foi realizado pelo Instituto Evandro Chagas, laboratório oficial do Ministério da Saúde.

Nos meses de abril e maio deste ano, o Idaf recebeu seis notificações de mortalidade de equí­deos por ­síndromes neurológicas nos municí­pios de Baixo Guandu, Nova Venância, Boa Esperança e São Mateus. Apenas uma coleta indicou caso positivo para o vírus em questão. Em 2017, foram 25 notificações em todo o Estado, nenhuma com diagnóstico dessa doença.

A Sesa, em parceria com o Idaf, mantém o trabalho de investigação epidemiológica nos municí­pios onde houve notificação, acompanhando as propriedades, verificando novas ocorrências, assim como realizando a vigilância em relação à mortalidade de aves silvestres, entre outras espécies.

Zoonose

Como se trata de uma zoonose, ou seja, a doença pode ser transmitida aos seres humanos, a Sesa tem acompanhado o caso, juntamente com o Idaf. Dessa forma, caso haja ocorrência em humanos, o diagnóstico e o tratamento poderão ser feitos em tempo oportuno.

Não há registro da doença em humanos no Espírito Santo. No Brasil, o Piauí­ foi o primeiro estado a registrar um caso da doença, em 2014.

Notificação

A comunicação é essencial para detectar a ocorrência de possí­veis casos da doença e adotar as medidas sanitárias necessárias. Por isso, ao notar casos de mortalidade em equinos ou sinais de doenças neurológicas, a Sesa e o Idaf devem ser imediatamente notificados.

A notificação pode ser feita diretamente nos escritórios locais do Idaf, por telefone ou mesmo por e-mail. Os contatos dos municípios estão disponíveis no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br). Também é possí­vel notificar na Secretaria Estadual de Saúde, pelo telefone (27) 9.9849-1613 ou pelo e-mail notifica.es@saude.es.gov.br.

A doença

A Febre do Nilo é uma doença viral que acomete vários animais e também humanos. A transmissão ocorre pela picada de mosquito. Humanos e equídeos não são capazes de infectar os mosquitos responsáveis pela transmissão da doença. Humanos e equí­deos não transmitem a doença entre si, nem passam de um para o outro.

Em geral, os sintomas nos animais são: falta de coordenação motora, andar cambaleante, cegueira, cabeça baixa, orelhas caí­das, apatia, podendo ser fatal. A doença também acomete aves e, nesses animais, observa-se mortalidade elevada. Não há tratamento específico.

A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
Na imagem há três pessoas, entre elas apenas uma mulher. Eles posam ao lado de um painel da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os dizeres
Imagem mostra uma família com mãe, pai e duas crianças. Em volta dela há um círculo com alguns animais e as palavras 6 de julho, dia mundial de combate às zoonoses.
Imagem mostra equipe multiprofissional composta por duas mulheres e dois homens.