Faculdades de Medicina Veterinária estão engajadas no enfrentamento à Covid-19

Entre as ações, equipe multidisciplinar desenvolve projeto de respirador de baixo com atuação efetiva de médicos-veterinários
Comunicação CRMV-SP

A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) também está atuando no combate à pandemia. Entre as ações estão o convênio firmado com o Centro de Controle de Zoonoses e a integração ao núcleo do Hospital Universitário (HU) da USP para colaborar com o diagnóstico molecular da Covid-19.

“Atuamos realizando a pesquisa de SARS-CoV-2 nas amostras recebidas de hospitais, contando com pesquisadores e alunos de pós-graduação”, afirma o coordenador Paulo Eduardo Brandão, professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal.

A FMVZ-USP disponibiliza ventiladores pulmonares e materiais de primeira necessidade para hospitais, como máscaras e álcool em gel. E médicos-veterinários residentes participam de atividades de auxílio à saúde, abordando e aplicando questionários aos pacientes na entrada do HU; compilando e atualizando dados para encaminhamento, e intermediando casos suspeitos entre o HU e o Hospital das Clínicas (HC) para possível transferência.

“Tudo isso comprova que somos agentes de saúde. Temos nos laboratórios da FMVZ-USP docentes envolvidos em pesquisas, temos médicos-veterinários residentes participando em ações diretas no Hospital Universitário, ou seja, engajamento total”, explica o coordenador André Zoppa, diretor do Hospital Veterinário da instituição.

Os médicos-veterinários têm uma sólida formação em zoonoses e saúde pública, por isso são altamente capazes de prestar auxílio

(Paulo Eduardo Brandão)

Projeto de respirador de baixo custo conta com médicos-veterinários

Uma dessas iniciativas acontece na região de Marília, no centro-oeste do estado de São Paulo, onde foi estabelecida uma parceria entre a Universidade de Marília (Unimar-ABHU) e a empresa PPA, especializada em automação de portas e portões, para a fabricação de ventiladores pulmonares de emergência que serão doados para hospitais públicos.

A história começa com a notícia de que o coronavírus havia chegado ao Brasil. Segundo Mariane Peres, coordenadora de marketing da PPA, havia a preocupação de não haver respiradores suficientes para atender a população. “O presidente da PPA, encorajado pelo gerente de engenharia e P&D, decidiu que era hora de iniciar o projeto do Ventilador de Emergência, denominado 10D, por ter sido projetado em 10 dias”, afirma Mariane.

A necessidade e a complementaridade de conhecimento possibilitou o desenvolvimento e a parceria indústria, academia e hospital

(Uri Adrian Prync Flato)

Tempo recorde

De acordo com Uri Adrian Prync Flato, professor de mestrado em Saúde da Unimar e diretor do Escritório de Qualidade do Hospital Beneficente, após a prototipação do ventilador havia a necessidade de se iniciar a fase de testes em animais de experimentação. “Realizamos uma força tarefa capitaneada pelo Prof. Dr. Fábio Manhoso e pela Profa. Dra. Patricia Bueno, que reuniram as lideranças da Medicina Veterinária para delinear o estudo e realizar, em tempo recorde, o projeto”.

Em 48 horas havíamos desenvolvido o projeto de pesquisa, submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Animais de Experimentação”, afirma o coordenador do projeto, destacando que sem o entrosamento, o espírito de equipe e o propósito de salvar vidas do grupo, formado por médicos-veterinários, médicos, engenheiros, enfermeiros e residentes, nada disso teria acontecido.

Trabalho em equipe

Como médico-veterinário, o técnico do experimento, Rodrigo P. Franco, docente de Medicina Veterinária da Unimar sente-se honrado em participar de um projeto grandioso e que tem como objetivo promover qualidade de vida. “Isso mostra que, visando a Saúde Única, a Medicina Veterinária tem grande potencial em projetos de pesquisa científica”, afirma.

“É com muito orgulho que vejo médicos-veterinários colaborando e tendo participação efetiva nesse processo em várias ações que visam à saúde humana, com seus conhecimentos de epidemiologia, farmacologia, imunologia, saúde pública, zoonoses e intensivismo. É uma honra para nós da Universidade de Marília trabalhar no projeto do respirador 10D”, afirma Fábio Fernando Ribeiro Manhoso, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar e conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
Na imagem há três pessoas, entre elas apenas uma mulher. Eles posam ao lado de um painel da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os dizeres
Imagem mostra uma família com mãe, pai e duas crianças. Em volta dela há um círculo com alguns animais e as palavras 6 de julho, dia mundial de combate às zoonoses.
Imagem mostra equipe multiprofissional composta por duas mulheres e dois homens.