Encontro de coordenadores de cursos de Zootecnia apresenta panorama do ensino no Estado

Evento é voltado exclusivamente para coordenadores de cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, e ocorrerá em 30/06, na sede do Regional, em São Paulo
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Com a pós-pandemia e o novo perfil dos estudantes, discutir as modificações nos modelos de ensino e as adequações nos projetos pedagógicos é fundamental. Pensando nisso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, promoverá o 1º Encontro de Coordenadores de Cursos de Zootecnia.

O evento é voltado exclusivamente para coordenadores de cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, do estado de São Paulo e ocorrerá em 30/06, das 8h30 às 17h, na sede do Regional, localizada na Rua Vergueiro, 1.759/1.753, Vila Mariana, próximo a estação Paraíso do metrô.

De acordo com o presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, Celso Carrer, o evento colabora para a criação de um espaço privilegiado de reflexão sobre o momento desafiador na educação superior em Zootecnia. “É preciso dialogar sobre estratégias para captação e retenção de alunos. Pensar sobre como atender a dinâmica do mercado e da sociedade também é uma questão pertinente e que precisa ser refletida”, explica o zootecnista.

Assim como ocorreu durante os dois primeiros encontros de coordenadores de cursos de Medicina Veterinária, essa é mais uma oportunidade de qualificação para docentes e gestores educacionais que o Regional promove, e também um momento de aproximação dos profissionais com a autarquia. “Essa é uma diretriz da nossa gestão. Queremos valorizar e incentivar cada vez mais a participação dos zootecnistas no conselho profissional, que também lhes pertence”, reforça o presidente da autarquia, Odemilson Donizete Mossero.

Elaborada pelos integrantes da Comissão, a programação traz palestras de grande atratividade e com temáticas transversais aos desafios enfrentados no ensino atual e futuro da Zootecnia. “Haverá reflexões sobre os modelos de aulas e o crescente emprego das tecnologias; inovação na matriz curricular; e o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, entre outros assuntos”, diz Célia Regina Carrer, integrante da Comissão e também uma das palestrantes do evento.

Os convites para participação no evento já estão sendo enviados por correspondência e e-mail, mas caso você seja um (a) coordenador (a) ou representante de um curso de graduação no estado de São Paulo, e não receba o ofício, entre em contato pelo e-mail eventos@crmvsp.gov.br. Participe!

Levantamento inédito

No encontro serão apresentados os resultados obtidos durante visitas aos 12 cursos de Zootecnia em atividade no estado de São Paulo. O diagnóstico foi feito pelos integrantes da Comissão de Zootecnia e Ensino, nos meses de abril e maio de 2023. “A receptividade dos coordenadores foi total e a colaboração deles foi indispensável para que fosse possível realizar todo o mapeamento dentro do tempo esperado”, disse Celso Carrer, presidente da Comissão.

O levantamento visa produzir uma sinopse analítica com os dados comparativos do ensino da Zootecnia. “Queremos visualizar a atual situação da educação no Estado e, desta forma, trabalhar com propostas para a melhoria do ensino. Também será possível olhar para os objetivos aos quais devemos priorizar de forma mais integrada, e contribuir para a melhoria da formação dos profissionais”, explica Celso.

O ensino em transformação

O estado de São Paulo conta com o maior número de profissionais zootecnistas do País e os cursos oferecidos são modelos para outros estados. A conselheira do Regional, Ana Claudia Ambiel Corral Camargo, explica que o cenário do ensino da Zootecnia passa por adaptação dos projetos pedagógicos visando atender as determinações do Ministério da Educação (MEC), especialmente com a introdução de uma parte de carga horária destinada às atividades de extensão.

“Este tema passa por construção dentro das universidades e haverá um momento em nosso encontro para debater esse assunto. Também vamos tratar de uma nova concepção na matriz curricular, antecipando conteúdos normalmente abordados na fase final profissionalizante do curso para os semestres iniciais. Essa é uma inovação que pode revolucionar o ensino da Zootecnia”, afirma Ana Claudia Ambiel.

Confira a programação completa do evento:

1º Encontro de Coordenadores de Cursos de Zootecnia do Estado de São Paulo

8h às 8h30 – Recepção

8h30 às 9h – Abertura

Francisco Cavalcanti de Almeida (presidente do CFMV)

Odemilson Donizete Mossero (presidente do CRMV-SP)

Fabio Manhoso (presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP)

Celso da Costa Carrer (presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino e docente da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade São Paulo / FZEA-USP)

9h às 10h – “Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Educação Superior: Desafio geracional para docentes e discentes”

Fabio Gregori (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade São Paulo / FMVZ-USP)

10h às 10h30 – Debate

Moderadora: Thalita Oliveira Cucki (integrante da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP)

10h30 às 11h – Intervalo

11h às 11h30 – “Perfil profissional do zootecnista desejado pelas empresas”

Fernando Meller (diretor executivo de Gente e Gestão – JBS)

11h30 às 12h – Debate

Moderador: Carlos Marcelo Saviani (membro da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP)

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 14h – “Panorama dos cursos de Zootecnia do Estado de São Paulo”

Célia Regina Orlandelli Carrer (integrante da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP)

14h às 14h30 – “Matriz invertida no curso de Zootecnia da Unesp de Jaboticabal”

Edney Pereira da Silva (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Unesp-Jaboticabal)

14h30 às 15h – “Regulamentação e implantação da curricularização da extensão nos cursos superiores”

Paulo Marcelo Tavares Ribeiro (membro da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP)

15h às 15h30 – Intervalo

15h30 às 16h – “Curso de Zootecnia na modalidade EaD Semi na Unoeste”

Ana Claudia Ambiel Corral Camargo (conselheira do CRMV-SP e docente da Unoeste)

16h às 17h20 – Debate

Moderadores: José Roberto Sartori (membro da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP e docentes na FMVZ-USP e Unesp-Botucatu)

Luiz Marques da Silva Ayroza (membro da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP e pesquisador na Agência científica da Apta/SAA-SP)

Silvia Robles Reis Duarte (integrante da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP)

17h20 às 17h30 – Encerramento

Celso da Costa Carrer (presidente da Comissão de Zootecnia e Ensino e docente da FZEA-USP)

Relacionadas

Woman in the office
A imagem mostra um cão e um gato encostados um no outro, em gesto de carinho.
16.10_CRMV-SP incentiva que profissionais participem de enquete_MATÉRIA
A imagem mostra uma cena de salvamento animal, com duas pessoas segurando gaiola de transporte animal.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
NOTEBOOK_SIG
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece uma mesa de trabalho com papéis, celular e um computador que está sendo manuseado por uma mulher de roupa branca, que aparece apenas parcialmente.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo