Diferentes frentes da Medicina Veterinária são beneficiadas pela nanotecnologia

Entre as vantagens alcançadas está a redução do custo para modernização de fármacos e o aumento da assertividade em tratamentos
Foto: Pixabay

“Estamos usando a nanotecnologia e, muitas vezes, nem sabemos disso”. Assim Humberto de Mello Brandão, pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite e coordenador do Laboratório de Nanotecnologia para Produção e Sanidade Animal, argumenta sobre o uso dessa tecnologia no âmbito da Medicina Veterinária.

Embora muitos médicos-veterinários ainda não atentem para isso, é fato que se trata de um recurso que resulta em desenvolvimento e competitividade nas mais variadas áreas da profissão. Segundo Brandão, há muito a ser desmistificado junto à sociedade e a classe médica-veterinária sobre o uso da nanotecnologia.

“É preciso explicar os fenômenos que ocorrem em escala nanométrica e exemplificar como eles podem contribuir na rotina dos profissionais”, enfatiza Brandão, que ministrou a palestra “Nanotecnologia e novas abordagens farmacológicas e terapêuticas em Medicina Veterinária: Perspectivas para o setor nos próximos anos”, na sede do Regional paulista, e abordou o assunto, em setembro, durante a 2ª Semana do Médico-veterinário do CRMV-SP.

Em prol do melhoramento de fármacos

A aplicação da nanotecnologia no campo de medicamentos e vacinas para animais promete impactos muito positivos, principalmente levando em conta burocracias e atrasos enfrentados devido ao custo extremamente alto – podendo chegar a um bilhão de dólares – para a criação de uma nova molécula.

“A nanotecnologia é uma opção bem mais barata para se melhorar as características de fármacos disponíveis no mercado”, afirma Brandão, destacando o uso de nanocarreadores contendo penicilina para tratar, com sucesso, infecções causadas por Staphylococcus aureus resistente à meticilina.

Benefícios no tratamento do câncer em pequenos animais envolvem redução de efeitos colaterais, aumento de expectativa de vida e taxa de cura
, comenta Brandão.

Nanotecnologia diminui o risco de superdosagens ou dosagens insuficientes, promovendo saúde, qualidade de vida e bem-estar animal

(Humberto de Mello Brandão)

Aliada do Agronegócio

Na produção de alimentos, a nanotecnologia oferece avanços importantes, como o projeto ‘NanOvo’, conduzido na Embrapa Suínos e Aves, que faz revestimentos nanométricos sobre a superfície do ovo para controlar perda de água e inibir a contaminação bacteriana, que é um problema para a cadeia.

“Nos casos de transgenia e terapia gênica, já conseguimos fazer o ‘delivery’ de DNA de forma eficiente para embriões bovinos sem a necessidade de sua micro manipulação. Isso abre um enorme horizonte em ganho de escala para a realização de transgenia animal”, afirma Brandão, destacando ainda o desenvolvimento de sensores nanoestruturados para serem utilizados na detecção do estro de bovino leiteiro.

Embalagens

Em busca da melhor conservação de produtos, embalagens fabricadas a partir nanotecnologia prometem evitar ou dificultar a proliferação bacteriana.

“Existe uma embalagem plástica para leite contendo micropartículas de sílica e nanoincrustações de prata que, de acordo com o fabricante, garante esse funcionamento e, se houver desprendimento da embalagem, sua absorção intestinal é limitada”, ressalta Brandão

Me_formei_e_agora_MATERIA
A imagem mostra uma cena de salvamento animal, com duas pessoas segurando gaiola de transporte animal.
Me_formei_e_agora_MATERIA