Convocação de médicos-veterinários a participar do enfrentamento à Covid-19 é oportunidade de reconhecimento

O combate à desinformação na pandemia é peça fundamental e, neste sentido, é imprescindível uma postura proativa do médico-veterinário como agente de Saúde Única
Comunicação CRMV-SP

Em meio à pandemia, o sistema de saúde é posto à prova e a participação de todos os profissionais é urgente. No caso dos médicos-veterinários, essa pode ser mais uma oportunidade da categoria ser efetivamente reconhecida pela população como agente de saúde.

De acordo com Carlos Augusto Donini, presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas (CTPP) e conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), embora o conhecimento das atividades do médico-veterinário estejam ligadas à atenção médica e cirúrgica de espécies animais, sua formação contempla disciplinas comuns da Medicina Humana, além de meio ambiente, produção animal, pesquisa e ensino.

“Demonstra a extensa diversidade disponível para um completo profissional de saúde, apto e habilitado a colaborar prontamente junto aos sistemas de saúde, como o SUS, o que já vem acontecendo mais especificamente na Atenção Básica junto aos domicílios cadastrados do Programa Saúde da Família e na Vigilância em Saúde”, afirma Donini.

Adriana Maria Lopes Vieira lamenta o desconhecimento por parte da população quanto à atuação do profissional médico-veterinário e acredita que seja hora de informar e esclarecer dúvidas. “O combate à desinformação é peça fundamental no enfrentamento à pandemia. Neste sentido, é imprescindível uma postura proativa do médico-veterinário como um agente de Saúde Única”, enfatiza a presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-SP

Cabe ao médico-veterinário abordar, junto aos gestores públicos, sua importância para a proteção e a promoção da saúde

(Adriana Maria Lopes Vieira)

Hora certa

Segundo Helenice Souza Spinosa, presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP, não há dúvida que a hora é propícia para o reconhecimento do trabalho do médico-veterinário, não só pela população como também por outros profissionais e gestores da saúde.

“Todos são importantes quando se trata da Saúde Única. As crises e emergências servem de aprendizado para todos. Certamente, crises são boas para introduzir mudanças, reconhecer que juntos somos melhores”, enfatiza Helenice.

Esforço conjunto

A partir do momento em que a OMS caracterizou o surto de Covid-19 como pandemia, o mundo entrou em alerta e foram colocadas em prática diversas ações, entre elas a convocação de médicos-veterinários e demais profissionais de saúde para atuarem no combate à doença.

“Esse evento, cuja complexidade o classifica como mais alto nível de alerta da OMS, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional, demanda esforço conjunto de todo o Sistema Único de Saúde para identificação da etiologia dessas ocorrências e adoção de medidas proporcionais e restritas aos riscos e, a investigação local demanda resposta coordenada das ações de saúde nas três esferas de gestão do SUS”, explica Adriana.

Cadastre-se!

No Brasil, o Ministério da Saúde criou, recentemente, por meio da portaria nº 639, o cadastro geral de profissionais da saúde e capacitação obrigatória. Para Helenice, é uma medida instituída para conhecer o contingente de pessoas aptas para atuar em uma emergência para o enfrentamento à pandemia, harmonizando as condutas adotadas.

“Podemos entender que o Ministério reconhece a importância desses profissionais e espera que eles estejam preparados, capacitados, para atuarem, caso seja necessário. Entendo que valoriza o papel do médico-veterinário na sociedade”, ressalta Helenice.

Estamos diante da grande e digna oportunidade de demonstrarmos à sociedade ao que viemos e onde podemos agir e fazer a diferença

(Carlos Augusto Donini)