Controle e prevenção contra a raiva são foco de organizações mundiais

Iniciativa pretende capacitar e mobilizar países a alcançar meta de zerar mortes em 2030
Texto: Comunicação do CRMV-SP
Foto: Logo do Dia Mundial da Raiva

Este ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e a Aliança Global para o Controle da Raiva (GARC) uniram forças para combater a raiva mediada por cães em todo o mundo. Juntas, as instituições formam a colaboração Unidos Contra a Raiva (United Against Rabies).

A iniciativa utiliza ferramentas e conhecimentos existentes para capacitar e mobilizar países a salvarem vidas desta doença evitável. As nações reunirão esforços para alcançar a meta “zero em 30”, ou seja, nenhuma morte até 2030.

O plano estratégico global prioriza as mudanças sociais necessárias em três objetivos: 1. usar efetivamente vacinas, medicamentos, ferramentas e tecnologias; 2. gerar, inovar e medir o impacto; 3. sustentar, comprometimento e recursos.

“A união de grandes organizações em torno de uma agenda comum, com objetivos a serem cumpridos, é importantíssima para que o assunto permaneça em pauta e provoque mobilização”, comenta a médica-veterinária Luciana Hardt Gomes, integrante da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e diretora técnica do Instituto Pasteur.

Educação para a prevenção

O Centro Panamericano de Febre Aftosa, por exemplo, está promovendo a campanha “Vacinar para eliminar”, cujas informações estão em um site, onde serão publicadas ações diversas de adesão à campanha em um mapa interativo.

Já a OIE lançou a campanha “A raiva acaba aqui”. Entre as ações está a distribuição de mais de 22,2 milhões de doses de vacinas contra raiva, principalmente em países da África e Ásia, em agosto deste ano, e a disponibilização de ferramentas de comunicação destinadas a criar um sentimento de orgulho entre as pessoas que vacinarem seus pets. A conscientização é o fator-chave para o sucesso do engajamento das comunidades na prevenção da doença.

Incidência da raiva

O Brasil registrou 840 casos de raiva animal em 2018, dos quais 307 ocorreram no Estado de São Paulo. No que diz respeito à forma humana da doença, foram 11 em todo o País, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), atualizados em janeiro deste ano.

Já no âmbito mundial, a estimativa apontada pela Unidos Contra a Raiva é de que, a cada ano, a raiva cause a morte de 59 mil pessoas, sendo a maioria crianças que vivem em áreas rurais. Segundo a Unidos Contra a Raiva, mais de 95% dos casos de raiva em humanos são causados por mordidas de cães infectados, ou seja, praticamente 100% das ocorrências poderiam ter sido evitadas com a vacinação.

Estimativa da Unidos Contra a Raiva aponta que a cada nove minutos uma pessoa morra em decorrência da raiva no mundo

Foto: Pexels
A imagem mostra close de focinho e boca de um cão. Ao fundo, há imagem de vegetação.
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
Na imagem há três pessoas, entre elas apenas uma mulher. Eles posam ao lado de um painel da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os dizeres