Para encerrar os trabalhos de auditoria nos processos financeiros e balanços referentes à Gestão 2015-2021 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), a Comissão Permanente de Tomada de Contas esteve reunida na sede da autarquia. Um relatório final sobre as conquistas e as dificuldades encontradas no período será entregue ao atual presidente e ao que será empossado no próximo dia 3 de agosto.
Composta sempre por cinco conselheiros da gestão de cada triênio, a Comissão Permanente de Tomada de Contas foi criada em 1970 e tem como funções examinar e emitir pareceres sobre as contas do CRMV-SP, por meio da análise dos balanços mensais e do relatório contábil anual da entidade.
Para o presidente da Comissão, Otávio Diniz, em uma instituição como o Conselho, as atividades desenvolvidas pelo grupo são compatíveis com as de auditoria interna e controle. “O objetivo é examinar as contas, corrigir possíveis equívocos e vícios, esclarecer onde e como são executados os gastos, assim como certificar a regularidade da prestação de contas do CRMV-SP perante o Tribunal de Contas da União”, afirma, ressaltando ainda que todas as contas até junho de 2021 foram analisadas e estão em conformidade.
O conselheiro Fábio Ribeiro Manhoso, também integrante da Comissão, considera o trabalho do grupo como extremamente relevante tanto para a própria Gestão do CRMV-SP, quanto para as classes. “A comissão é a primeira instância do controle fiscal e contábil e responde ao TCU. Praticamente 50% da gestão do triênio foram afetados pela questão da pandemia, mas não paramos em nenhum momento, sempre respeitando os critérios sanitários, mas unidos e comprometidos em analisar os processos e balanços.”
A atual Comissão tem como membros, ainda, os conselheiros Haroldo Alberti, Luiz Marques da Silva Ayrosa e Martin Jacques Cavaliero.
Todas as prestações de contas do Regional desde o exercício de 2014 estão disponíveis e podem ser consultas em seu Portal da Transparência.