Brasileiro Guilherme Costa é reeleito presidente do Codex Alimentarius

Comissão é responsável por definir padrões internacionais para a produção, controle, verificação e comercialização de alimentos
Texto: Globo Rural/Estadão Conteúdo (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Divulgação Mapa

O médico-veterinário brasileiro Guilherme Costa foi reeleito para a presidência da Comissão Codex Alimentarius, responsável por definir padrões internacionais para a produção, controle, verificação e comercialização de alimentos. Padrões que têm como objetivo proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas justas no comércio de alimentos.

De acordo com comunicado do Ministério da Agricultura, a reeleição ocorreu por aclamação, procedimento adotado quando todos os países concordam com a escolha de um mesmo nome e nenhum outro membro lança candidato para concorrer pelo cargo. A decisão ocorreu durante a 41ª Sessão da entidade, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália.

Costa foi eleito para seu primeiro mandato, em 2017. O Brasil e a América do Sul nunca haviam ocupado a presidência do Codex Alimentarius. Antes de ser eleito presidente, ele já havia sido vice-presidente do órgão por três anos e, há mais de 25 anos, está envolvido com as atividades da organização.

O Codex Alimentarius tem três vice-presidentes, Mariam Eid, do Líbano; Purwiyatno Hariyadi, da Indonésia; e Steve Wearne, do Reino Unido. A Comissão foi criada, em 1963, pela FAO e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, fazem parte da entidade 189 membros.

Experiência

Guilherme Costa trabalha na Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura. O médico-veterinário já foi adido Agrícola da Missão Permanente do Brasil junto à OMC e a outras organizações econômicas em Genebra e tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de negociação e regulação para a segurança dos alimentos.

A imagem mostra close de focinho e boca de um cão. Ao fundo, há imagem de vegetação.
Imagem mostra profissional da saúde segurando uma seringa que está extraindo líquido de um pequeno frasco.
17.04.2023_Reunião_chefe_gabinete_Secretaria_Saúde (9)
Médicos-veterinários e zootecnistas devem ficar atentos à importância da profilaxia pré-exposição contra a raiva